Quantas empresas posso ter em meu nome?

📌 No mundo dos negócios, novas oportunidades surge a cada dia, podendo ser uma nova sociedade ou abertura de mais uma empresa.

📌 Mas neste momento pode surgir dúvidas: “quantas empresas posso abrir em meu nome?” ou “em quantas posso ser sócio?”.

📌 Para saber se é possível ou não abrir mais uma empresa em seu nome, é preciso checar o tipo de empresa que você tem e qual está planejando participar.

📌 Cada tipo de empresa possui suas características e regras que influenciam na abertura de outras no nome da mesma pessoa.

📌 Para aqueles que têm uma empresa MEI, não é permitido ser proprietário de outra empresa.

📌 Caso o empresário queira participar de mais de uma empresa em seu nome ou ser sócio de uma limitada, ele deve iniciar um processo de desenquadramento do MEI.

📌 Empresário Individual (EI), não é possível abrir mais de uma empresa individual na mesma natureza jurídica (EI).

📌 No entanto, é possível participar do quadro social de empresas limitadas (Ltda) ou limitadas unipessoais (SLU).

📌 No caso dos empreendedores que possuem uma Sociedade Limitada Unipessoal (SLU), é possível abrir mais empresas com essa mesma natureza jurídica no mesmo CPF.

📌 No Caso das sociedades, seja do tipo Sociedade Anônima (S/A) ou Sociedade Limitada (Ltda), o empresário não enfrenta restrições, podendo ter mais de um CNPJ em seu nome, não havendo impedimentos de manter participação em diferentes sociedades, independente do seu percentual de participação nos negócios.

📌 Quanto ao Simples Nacional, é permitido ter duas ou mais empresas, porém, é importante ficar atento a algumas questões, se um empresário participa em duas empresas do Simples Nacional, com percentual maior que 10% do capital social, a soma de faturamento dessas empresas não pode exceder R$ 4,8 milhões por ano.

📢 Ter CNPJs separados também pode ajudar a limitar a responsabilidade legal e financeira de cada empresa. Assim, se um enfrentar problemas, as demais podem permanecer protegidas.

📢 Dependendo das operações e do faturamento de cada empresa, pode ser vantajoso optar por regimes tributários diferentes para cada CNPJ. Isso pode resultar em economia de impostos e maior flexibilidade financeira.

Compartilhe

Facebook
WhatsApp
Telegram